ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e consiste em uma prova anual aplicada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que tem como meta principal avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros, no término do ensino médio. Inicialmente, ENEM era aplicado em apenas um dia de prova, contudo, após muitas reclamações por parte dos alunos, a prova do ENEM passou a ser aplicada em 2011 em dois dias. O ENEM permite que alunos que já concluíram o ensino médio em anos anteriores participem do exame, já que é uma das formas de se obter bolsas de estudo parciais ou totais em faculdades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio

ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio

Em 2009, o ENEM foi totalmente reestruturado e adotado por aproximadamente 500 universidades federais e estaduais em todo Brasil como critério de seleção para ingresso no ensino superior, onde a nota obtida no exame poderá ser usada totalmente ou parcialmente nos processos seletivos destas universidades. Atualmente na região centro-oeste, são 9 as instituições de ensino que aderiram ao ENEM como parte do seu processo seletivo, sendo a UnB, UFG, UFGD, UFMT, UFMS, Unemat, IFG e IF Goiano. Já na região nordeste foram 30 as instituições de ensino que aderiram ao ENEM, sendo UFAL, UFBA, UFRB, UFC, Unilab, UFPB, UFCG, UFMA, UFPE, UFRPE, Univasf, UFPI, UFRN, Ufersa, UFS, UNEB, UESB, UESC, UEPB, UESPI, UERN, IFBA, IFBaiano, IFCE, IFMA, IFPB, IFPI, IFPE, IFSertão-PE e IFRN.

A região norte conta com 11 instituições adererentes ao ENEM, sendo elas UFAC, UFAM, Unifap, UFPA, UFOPA, UFRA, UFRR, UNIR, UFT, UEAP e IFRO. A região recordista em intituições aderentes é o sudeste com 36 instituições, sendo elas UFES, UFMG, UFJF, UFLA, Unifal, Unifei, UFOP, UFSJ, UFTM, UFU, UFV, UFVJM, UniRio, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unifesp, UFABC, UFSCar, UENF, Unesp, Unicamp, IFES, IFMG, IFNMG, IFSuldeMinas, IFSudesteMG, IFTM, IFSP, IFF, IFRJ, Cefet-RJ, FGV, Mackenzie, Senac-SP e Unisantos. A região sul tem 21 instituições cadastradas no sistema do ENEM e também aderiram as notas do ENEM como parte do seu vestibular, são elas UFPR, UTFPR, Unila, UFRGS, UFCSPA, UFSM, UFPel, FURG, Unipampa, UFSC, UFFS, UEL, UENP, Unicentro, UERGS, IFPR, IFC, IFSC, IFSul, IFRS e IF-Farroupilha.

Com a adesão de instituições públicas ao ENEM, as provas foram remodeladas, afim de abordar temas essenciais para a avaliação dos candidatos, contudo, como já foi citado, foi necessário migrar a aplicação das provas para dois dias e não mais somente um, assim, o conteúdo abordado é ainda mais abrangente e permite maior tranquilidade aos alunos que prestam as provas do ENEM. O mês de Outubro e Novembro, são os recomendados para a aplicação das provas, sempre em um sábado e domingo, no período vespertino, onde a prova tem duração de 5h e 30 min para a sua conclusão. São abordadas as seguintes matérias, divididas em quatro grupos, e mais a prova discursiva de redação.

- “Ciências Humanas e suas Tecnologias”: aborda as disciplinas de Filosofia, História, Sociologia e Geografia.

- “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”: aborda as disciplinas de Biologia, Química e Física.

- “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”: aborda as disciplinas de Língua Portuguesa e Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Tecnologias da Comunicação e Informação, Educação Física e Artes.

- “Matemática e suas Tecnologias”: aborda a disciplina de Matemática e Cálculos Lógicos.

- “Redação”: aborda a disciplina de Língua Portuguesa, Literatura e Conhecimentos Gerais.

Como são dois dias de aplicação das provasa, no primeiro dia são aplicados os segmentos de “Ciências Humanas” e “Ciências da Natureza”, seguido pelo segundo dia de aplicação das provas, onde são abordados os segmentos de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Redação” e “Matemática”. Todas as respostas são postadas em um gabarito, entregue no início das provas, onde poderão ser consultados no site do Inep poucas horas após o término do segundo dia de provas. O resultado do ENEM e a correção da Redação também são publicados no site do Inep em datas publicadas durante o período de inscrição. Para maiores informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, acesse agora mesmo o site do ENEM através do endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br e fique por dentro das últimas informações do ENEM 2013, tais como período de inscrições, provas, datas, locais, gabaritos e muito mais.

Veja também:

    None Found

Você pode deixar um comentário ou levar nosso trackback para seu site.

3 Comentários

Postado por Inep  em June 22nd, 2010

[...] das funções mais principais do Inep é formular o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que é uma prova anualmente aplicada. Com 73 anos, o Inep é uma das únicas instituições [...]

Postado por Site do Inep  em June 26th, 2010

[...] e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que tem por incubência principal a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) dentre outras atividades e pesquisas realizadas em diversas [...]

Postado por Site do ENEM  em June 26th, 2010

[...] projetado especialmente para mostrar aos usuários tudo o que está acontecendo referente ao ENEM, tais informações como Inscrições, Conteúdos que irão cair na prova, Datas e Horários, [...]

Deixe seu Comentário: